Revendedor autorizado


Integração de RPA – Robotic Process Automation em Sistemas Legados

Como ter sucesso com a Integração dos Sistemas Legados

Para profissionais da área de TI, mencionar a possibilidade de substituir os sistemas legados  pode ser um enorme pesadelo.

Por um lado, com o passar do tempo estes sistemas ficam obsoletos e não atendem mais as mudanças de mercado ou as necessidades dos clientes. Por outro, estes sistemas carregam um enorme histórico de dados da empresa inviabilizando sua substituição.

Uma vez decidido que haverá a integração manual destes sistemas legados, o esforço de programação necessário pode ser enorme e demandar muitos recursos, tornando esta atividade praticamente inviável pois além destes fatores críticos, raramente as interfaces são amigáveis, o que pode resultar em inúmeros erros.

Outros pontos críticos a serem considerados, é que a substituição desta antiga tecnologia pode gerar uma enorme pressão para que os dados sejam migrados 100%  e nem sempre isso é seguro, além de inviabilizar o acesso ao sistema de forma continuada e estável.

“Em resumo, é impossível trocar o motor do carro enquanto estamos dirigindo!”

Entre os inúmeros benefícios da implementação de RPA, podemos destacar que esta tecnologia resolve 100% dos problemas de integração com os sistemas legados, viabilizando de forma automática o processo do começo ao fim.

Os bots de software usam o frontend de aplicativos, assim como um humano. Portanto, não há necessidade de integração de backend com muitos recursos. Além disso, os robôs não precisam de uma interface amigável. Eles podem trabalhar com qualquer sistema sem erros, desde que possam ser acessados.

Os robôs extraem as informações certas e também redigem as alterações nos sistemas legados, dando aos funcionários as informações necessárias para um processo sem a dificuldade de lidar com esses aplicativos mais antigos.

Os resultados são o aumento da velocidade de processamento e facilidade de utilização, bem como taxas de erro reduzidas.

Elencamos 04 benefícios que podem justificar a adoção do RPA como o melhor caminho para a integração dos sistemas legados gerando baixo impacto e grande resultado:

1 – Viabilidade: 

Abrir novas possibilidades para organizações engessadas em sistemas muito antigos e desatualizados, que nasceram na década de 70 ou 80 (caso de alguns sistemas das Áreas Públicas) e que simplesmente não podem ser substituídos.

2 – Resultados rápidos com ROI garantido: 

Encurtar caminhos para renovar o parque tecnológico sem o extenuante trabalho de reconstrução de funcionalidades e viabilizar uma integração que funcione.

Comparativamente, o empenho de recursos na integração de um processo utilizando RPA com os sistemas legados é infinitamente mais baixo, justificando o investimento nesta tecnologia.

3 – Controle do Processo: 

Facilmente gerenciável pela equipe de TI, a empresa permanece na posse completa das informações dos sistemas, sem o risco de perder informações e históricos importantes. 

4 – Facilita a Transformação Digital mesmo com Sistemas Legados: 

Permite que a empresa utilize as ferramentas mais adequadas à nova realidade de consumo sem a preocupação do empenho de recursos de integração e migração tradicionais.

De acordo com pesquisa realizada pela PWC:

“empresas com diretores executivos que têm relacionamentos fortes e que debatem a tecnologia digital, a chance de alcançar os melhores desempenhos é de 2,4 vezes maior”.

Portanto, o RPA apresenta uma solução real para um problema que com o passar dos anos torna-se crescente, viabilizando para que a empresa permaneça competitiva e atendendo de forma mais eficaz seu cliente.

Mauro Fiore é CTO da LVR Robotic, empresa de software e consultoria especializada na prestação de serviços e soluções em RPA.

Uma organização dinâmica e inovadora, a LVR Robotic utiliza tecnologia proprietária de soluções em RPA, bem como plataformas disponíveis através do nosso parceiro UiPath para implantação de projetos. 

A equipe LVR Robotic é formada por profissionais que possuem vasta experiência no desenvolvimento de projetos RPA, construída ao longo de mais de 15 anos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *